
Olá,
Sou Gabriela Martins, psicóloga graduada pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), especialista em Psicologia e Migração pela PUC-Minas, com formação em Psicologia Intercultural e desenvolvimento infantil.




Conheça minha trajetória
Eu, como uma mulher migrante e expatriada, já morei na Irlanda e, atualmente, moro nos Estados Unidos.
Em minha primeira migração, costumo dizer que não fazia ideia do que estava fazendo ali. Fui me dando conta, durante o percurso migratório, que não havia me preparado emocionalmente para uma mudança da magnitude que é se deslocar para um novo de país. Parti do Brasil com inúmeras expectativas, as quais não condiziam com a realidade do novo local. Aos poucos, precisei recalcular a rota e refazer algumas dessas expectativas. E com o tempo entendi que aquilo que eu estava acostumada no meu país, claramente, não funcionaria da mesma forma estando em outro. Foi preciso inúmeras adaptações, tanto na vida pessoal quanto na trajetória profissional.
Desafios
Mas, apesar dos desafios, morar na Irlanda me ensinou enormemente sobre a capacidade de me reinventar; sobre a beleza dos encontros inesperados; sobre o quão delicioso pode ser aprender sobre um novo lugar; sobre se ver em uma outra perspectiva; e sobre aprender a recalcular, quantas vezes, for necessário o caminho que me leva até mim.
Inspiração
E foi nessa caminhada, que surgiu meu interesse em trabalhar com mulheres expatriadas. Ao longo do trajeto, me deparei com inúmeras mulheres, que, assim como eu, também se sentiam perdidas, também estavam em dúvida sobre suas carreiras e sobre como se reconstruir em um novo lugar.


Motivada por uma experiência pessoal e amparada pelos conhecimentos teóricos, abriu-se um espaço dentro de mim para auxiliar outras mulheres a se reconstruírem e a recalcular a rota.
Hoje, na minha segunda migração, posso dizer que valeu a pena.

Integração psicológica para mulheres e crianças migrantes.
intercultural.elo@gmail.com
© 2025. All rights reserved.

